Grupo de Q uímica Q uântica & Q uímica C omputacional - 3QC
INSTITUTO DE QUÍMICA - UNICAMP

Estudo da Estrutura Eletrônica de Átomos e Moléculas: Aplicação de cálculos teóricos ab initio e funcional de densidade no estudo de reações íon/molécula em fase gasosa. Caracterização de aspectos estruturais e eletrônicos. Desenvolvimento de conjuntos de funções de base, adaptadas ao uso de potencial efetivo de caroço.

Computação Paralela: Utilização e algum desenvolvimento de paralelismo em química. Construção de um cluster de PC's, voltados a cálculos teóricos empregando pacotes de estrutura eletrônica.

Estudos modernos de propriedades eletrônicas (como afinidades eletrônica e por próton, estruturas moleculares, energias, ...) necessitam de informações que são importantes para o entendimento de muitos processos químicos, como: mecanismos de reações (íon/molécula em fase gasosa, processamento de plasma, obtenção de novos materiais, ... ). Assim, há a necessidade de uma combinação entre pesquisas experimental e teórica. O grupo de Química Quântica & Química Computacional (3QC) tem utilizado e desenvolvido técnicas de cálculos (ab initio e funcional de densidade) frequentemente aplicadas com sucesso no estudo de tais propriedades em sistemas químicos de interesses diversos. Nosso grupo considera dois aspectos relevantes: o uso de metodologias de alto nível teórico e o emprego de técnicas computacionais específicas a um baixo custo de processamento.

Gerar novos conhecimentos e formar recursos humanos (qualificado) para a pesquisa, com conotação eminentemente MULTIDISCIPLINAR. O aluno adquirá conhecimentos nas áreas de INFORMÁTICA (sistema operacional, instalação e manuseio de uma diversidade de softwares, que à exceção do GAUSSIAN, TODOS são de domínio público, programação, manipulação de imagens, etc), FÍSICA (teoria e conceitos fundamentais de mecânica quântica e termodinâmica, etc), MATEMÁTICA (equações diferenciais, matrizes, determinantes, expansão em base, ajuste de funções, integração numérica e analítica, etc), e claro em QUÍMICA na interface entre o uso modelos teóricos, na obtenção de propriedades eletrônicas e estruturais de sistemas moleculares, e a análise e interpretação de resultados experimentais.