Grupo de Q uímica Q uântica & Q uímica C omputacional - 3QC
INSTITUTO DE QUÍMICA - UNICAMP

Estudo da Estrutura Eletrônica de Átomos e Moléculas: Aplicação de cálculos teóricos ab initio e funcional de densidade no estudo de reações íon/molécula em fase gasosa. Caracterização de aspectos estruturais e eletrônicos. Desenvolvimento de conjuntos de funções de base, adaptadas ao uso de potencial efetivo de caroço.

Computação Paralela: Utilização e algum desenvolvimento de paralelismo em química. Construção de um cluster de PC's, voltados a cálculos teóricos empregando pacotes de estrutura eletrônica.

Estudos modernos de propriedades eletrônicas (como afinidades eletrônica e por próton, estruturas moleculares, energias, ...) necessitam de informações que são importantes para o entendimento de muitos processos químicos, como: mecanismos de reações (íon/molécula em fase gasosa, processamento de plasma, obtenção de novos materiais, ... ). Assim, há a necessidade de uma combinação entre pesquisas experimental e teórica. O grupo de Química Quântica & Química Computacional (3QC) tem utilizado e desenvolvido técnicas de cálculos (ab initio e funcional de densidade) frequentemente aplicadas com sucesso no estudo de tais propriedades em sistemas químicos de interesses diversos. Nosso grupo considera dois aspectos relevantes: o uso de metodologias de alto nível teórico e o emprego de técnicas computacionais específicas a um baixo custo de processamento.

Gerar novos conhecimentos e formar recursos humanos (qualificado) para a pesquisa, com conotação eminentemente MULTIDISCIPLINAR. O aluno adquirá conhecimentos nas áreas de INFORMÁTICA (sistema operacional, instalação e manuseio de uma diversidade de softwares, que à exceção do GAUSSIAN, TODOS são de domínio público, programação, manipulação de imagens, etc), FÍSICA (teoria e conceitos fundamentais de mecânica quântica e termodinâmica, etc), MATEMÁTICA (equações diferenciais, matrizes, determinantes, expansão em base, ajuste de funções, integração numérica e analítica, etc), e claro em QUÍMICA na interface entre o uso modelos teóricos, na obtenção de propriedades eletrônicas e estruturais de sistemas moleculares, e a análise e interpretação de resultados experimentais.

Experiência na área de Química, com ênfase em Físico-Química, atuando principalmente nos seguintes temas:

Química Teórica
Química Quântica e Química Computacional (3QC)
Cálculos ab initio e de DFT
Análise e Desenvolvimento de Conjuntos de Funções de Base
Método da Coordenada Geradora (MCG)
Estudos Teóricos de Reações Íon/Molécula em Fase Gasosa e de
Processos Catalíticos em Cavidades Zeolíticas
Paralelismo e Computação, etc.

Interesses atuais e projetos em desenvolvimento:

(01) Métodos compostos usando conjuntos de funções de base adaptadas a pseudopotencial.
(02) Micelas: interações moleculares entre surfatantes e co-solutos.
(03) Química Verde: mecanismo visando economia de átomos.
(04) Dicroísmo circular - enantiômeros do ibuprofeno.
(05) Estudos de mecanismo de desaminação nitrosativa de bases de DNA.
(06) Encapsulamento de fármacos.
(07) Mecanismo de oxidação da luciferina catalisada por luciferase.
(08) Catálise e estudo teórico das reações de Heck-Matsuda.
(09) Interações com Zeólito: catálise.
(10) Estudo de efeitos relativísticos.
(11) Reações Íon/Molécula em fase gasosa.
(12) Aplicativos para Web como facilitador de ensino/aprendizagem.
(13) Modelos Teóricos para Ensino.